Qualificação Profissional

Curso de Floralterapia 

 

Modalidade: Qualificação Profissional

Duração: 06 meses
Carga Horária: 180h/a
Vagas: 20
Periodicidade: Um fim de semana por mês
Público: Profissionais das áreas de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e estudantes do último ano de graduação dessas respectivas áreas.

Breve Histórico da Floralterapia
"Tudo começou na década de 1930, na Inglaterra, com Edward Bach..." Homeopata, Membro do Royal College of Surgeons, licenciado pelo Royal College of Physicians, Bacharel em Medicina e Ciência e diplomado em Saúde Pública em Cambridge. Edward Bach estava à frente de seu tempo. Compreendendo que os estados emocionais negativos levam à doença física, o impulsionou a ir além dos conhecimentos da época e a pesquisar uma forma de tratamento natural, sutil e ao mesmo tempo eficaz que ajudasse as pessoas na recuperação da saúde e da harmonia interior. Ele compreendeu como as plantas afetavam seus pensamentos e sentimentos e que para cada estado emocional existia uma flor ou planta cuja essência possuía um padrão igual ou oposto que proporcionava o equilíbrio. Seu sistema floral com 38 remédios tornou-se a obra de sua vida e estimularam pesquisadores do mundo todo a desenvolverem outros sistemas florais. Hoje a Floralterapia é amplamente aceita e aplicada em mais de 70 países.

 

Definição de Floralterapia
A Floralterapia é uma terapia baseada em essências florais, que são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que tem por objetivo promover o equilíbrio do sistema emocional e a harmonia pessoal, sempre buscando a conscientização plena do paciente, tanto do mundo interior quanto do exterior.

 

Mercado de Trabalho
È crucial nos dias de hoje para o profissional da área de saúde a constante atualização e diversificação dentro da sua área de formação acadêmica. O conhecimento da floralterapia amplia a possibilidade de desenvolvimento de diversas aplicações clínicas, criando um diferencial no currículo do profissional e a possibilidade de ampliação do seu mercado de trabalho.

 

Objetivo Principal
Preparar profissionais da área de saúde primeiramente dentro da filosofia que deu embasamento à criação do primeiro sistema floral e depois qualificá-los a exercerem atividade clínica em floralterapia em alguns dos principais sistemas Brasileiros conhecidos e reconhecidos como eficientes.

Objetivos específicos
1) Atender à crescente demanda de atualização do profissional da área de saúde diante das transformações sociais e manifestações do sofrimento psíquico que acaba gerando as doenças;
2) Proporcionar uma visão abrangente e integrada dos fatores emocionais causadores de desequilíbrios orgânicos;
3) Fomentar a pesquisa que embasa a prática clínica;
4) Ampliar as possibilidades do exercício da floralterapia em instituições públicas e privadas;
5) Possibilitar a integração da floralterapia aos diversos seguimentos da área da saúde.

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: aproveitamento de no mínimo 70% (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

 

Certificado

O aluno receberá ao final do curso certificado de "Formação em Floralterapia" emitido pelo CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.

Horários das aulas

Sábado: De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Domingo: De 08:00 às 12:00

 

Conteúdo Programático - Curso de Floralterapia
1 - Introdução a Floralterapia
     1.1 Definição;
     1.2 Origem;
     1.3 Objetivos.

2 - Filosofia do Dr. Bach
     2.1 Origem das doenças;
     2.2 Verdadeiras doenças do ser humano;
     2.3 Principais conflitos geradores de doenças;
     2.4 Doenças e sintomas;
     2.5 Doença e saúde.
3 - Atuação das Essências Florais

4 - Processos de obtenção das Essências Florais

5 - Manipulação das Essências Florais

6 - Prescrição de Florais

7 - Técnica de Administração dos Florais

8 - Técnicas de Diagnostico em Floralterapia

9 - Emoção e Saúde

10 - Essências Florais de Bach e Essências Florais de Plantas Brasileiras catalogadas em 7 categorias:
     10.1 Descrição das Essências Florais
     10.2 O gestual da planta;
     10.3 Indicações Clínicas;
     10.4 Simbolismo das Flores
11 - Pesquisa e Estudos Orientados

Curso de Floralterapia (Essências Florais de Bach e Essências Florais de Plantas Brasileiras)

Este website é administrado pelo CENTRE ®
Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.