Qualificação Profissional

Curso de Gourmet de Chá

 

Modalidade: Qualificação Profissional

Duração: 06 meses     Carga Horária: 120h/a     Vagas: 20
Periodicidade: Um fim de semana por mês
Público: Interessados

Atividade de Gourmet de Chá: O Gourmet de Chá é o profissional que desenvolve Blends de Chá. É o profissional que através do conhecimento de plantas sejam elas medicinais ou aromáticas, cria misturas e combinações específicas no intuito de proporcionar bebidas de diferentes sabores.

Definição de Chá Gourmet
O termo gourmet, está relacionado à alta gastronomia, a pessoas com paladares desenvolvidos e de bom gosto, que buscam qualidade, cuidado e amor na verdadeira arte culinária. Isso também envolve bons ingredientes, a preparação cuidadosa, assim como a apresentação final de um prato ou bebida. O verdadeiro gourmet aprecia o ritual, o requinte na elaboração, a tradição, a seqüência de normas e regras no serviço. Enfim, o conjunto de ações que transforma o ato cotidiano de se alimentar em uma ocasião especial. Não se nasce gourmet, se transforma em um através de experiência, gosto e aptidão. O gourmet é um curioso por definição, ele quer conhecer e descobrir novos sabores e sensações.

 

Referindo-se ao termo apresentado e estabelecendo uma conexão ao que foi exposto anteriormente, podemos dizer que um chá gourmet é aquele feito com os melhores ingredientes, de maneira refinada, direcionada a paladares mais exigentes e conhecedores do assunto. Acima de tudo, busca-se amor pela qualidade e o prazer do sabor, independente dos benefícios nutricionais ou medicinais da planta. Assim, o chá gourmet torna-se uma bebida de excelência tão desejada quanto aos melhores vinhos. Tudo vai depender da classificação que você coloca em seu chá, a importância que ele tem para você. Se ele serve apenas para melhorar sua função digestiva após uma refeição, ou matar sua sede rapidamente com um chá gelado em dias de calor, com certeza ele perde o título de gourmet. Se você utiliza chás em sachê para não perder tempo em sua preparação, então ele também não é gourmet. 

 

Breve histórico do Chá
A origem do Chá remonta ao período que antecede a ascensão da Dinastia T’ang , entre os anos de 618 e 906. Diz a lenda, que por volta do ano de 2737 A.C o Imperador Chinês Shen Nung, preocupado com as epidemias que devastavam o Império do Meio, decretou um edital que exigia que todas as pessoas fervessem a água antes de consumirem. Certo dia, quando o Imperador descansava a sombra de uma árvore nos jardins do palácio, algumas folhas caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu provar e surpreendeu-se com o sabor agradável. E foi assim que se descobriu o Chá.

Objetivo Principal do Curso
Capacitar profissionais especializados e com formação adequada as resoluções e portarias da ANVISA que defini as regulamentações referentes ao comércio e uso do chá.

 

Objetivos específicos
1) Proporcionar a quem se interessar o conhecimento através do estudo de plantas medicinais e aromáticas em busca de uma melhor qualidade de vida e bem estar;
2) Orientar pessoas interessadas no segmento empresarial de comércio, produção e preparação de Chá;
3) Capacitar pessoas para trabalhar na criação de misturas e preparações de chá direcionado ao segmento gourmet em Casas de Chá, Hotéis e Restaurantes;
4) Colocar à disposição do mercado de trabalho profissionais qualificados ao preenchimento de vagas criadas pelo crescente interesse do Brasileiro em consumir Chá como bebida gourmet.

 

Mercado de Trabalho
O Gourmet de chá pode trabalhar em restaurantes, hotéis, pousadas, casas de chá, spas, eventos ou na prestação de serviços montando seu próprio negócio.

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: aproveitamento de no mínimo 70% (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

Certificado

O aluno receberá ao final do curso certificado de "Qualificação em Gourmet de Chá" emitido pelo CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.

 

Horários das aulas

Sábado: De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Domingo: De 08:00 às 12:00

 

Conteúdo Programático

Módulo I - Introdução ao Chá (20h/a)
1.1 Origem, histórico e evolução do Chá
1.2 Métodos de utilização (decocção, infusão e maceração)
1.3 A História das plantas medicinais e aromáticas Brasileiras
1.4 Como manter a saúde e prevenir doenças no uso de plantas terapêuticas
1.5 Exigências e critérios legais para abrir um restaurante ou casa de chá

 

Módulo II - Identificação Botânica (20h/a)
2.1 Noções de classificação botânica, nomenclatura, morfologia, coleta de plantas medicinais, famílias vegetais e suas características básicas e químicas.
2.2 Plantas recomendadas pela ANVISA (R.E nº89 de março de 2004)

 

Módulo III - Controle de Qualidade (20h/a)
3.1 Formação de Herbanário
3.2 Processos de cultivo que influenciam a qualidade, coleta e secagem
3.3 Armazenamento de Plantas
3.4 Produção e comércio de Plantas Terapêuticas e Aromáticas no Brasil e no mundo
3.5 Importação de Chás

 

Módulo IV - Estudo de Plantas Medicinais (20h/a)
4.1 Repertório de plantas medicinais usadas como chá

 

Módulo V - Estudo de Plantas Aromáticas (20h/a)
5.1 Repertório de plantas aromáticas usadas como chá

 

Módulo VI - Práticas de Preparações (20h/a)
6.1 Fórmulas populares
6.2 Chás gelados e chás quentes
6.3 Combinações de chás e frutas;
6.4 Chás refrescantes e energizantes;
6.5 Preparação de blends
6.6 Os principais acompanhamentos numa mesa de Chá

Curso de Gourmet de Chá "Uma abordagem do uso do chá como alimento"

Este website é administrado pelo CENTRE ®
Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.