FAQ - Perguntas Frequentes

Assuntos Gerais

Os cursos do CENTRE podem ser feitos em formato EaD - Ensino a distância?


Não. Os nossos cursos são 100% presenciais. Até o presente momento não temos nenhuma previsão de lançamento de cursos no formato EaD.




Os arquivos e conteúdos das aulas ministradas são disponibilizados aos alunos?


Sim. Disponibilizamos​ ​na íntegra todo o conteúdo das aulas em formato PDF. No entanto, todo material didático é autorizado apenas e somente para o seu uso pessoal e não comercial.




Posso fotografar e gravar em áudio e vídeo as aulas do meu curso​?


Permitimos somente a gravação do áudio para o seu uso pessoal e não comercial. Não autorizamos fotografias dos conteúdos exibidos e não permitimos gravações em vídeo das aulas.




Qual a formação dos Professores do CENTRE?


Os nossos Professores são profissionais que atuam na área de docência e pesquisa em diversas instituições públicas e privadas. Profissionais com vasta experiência prática nos ensinamentos que estão transmitindo, e pós-graduados a nível de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado.




Como é distribuído o material didático dos cursos?


Caso o seu curso tenha algum material didático que necessite ser enviado previamente, ele estará disponível na Área do Aluno facilmente localizada no canto superior direito das páginas do nosso site, no ícone cadeado.




As aulas iniciam no horário marcado?


Sim. Iniciamos as aulas pontualmente às 8h, independente do número de alunos em sala.




Existe a possibilidade de ocorrer alterações nas datas das aulas?


Não. Não alteramos o nosso calendário de aulas.




Podem ocorrer mudanças quanto ao local do curso?


Sim. Dependendo das nossas necessidades quanto ao número de cursos e a quantidade de salas que nossas instituições parceiras disponibilizam, poderá haver mudança. Ainda que isso ocorra, nossas aulas continuarão acontecendo em (Brasília - Plano Piloto / Belo Horizonte - Centro) e todos os alunos serão informados previamente por e-mail e telefone.




Quantas faltas eu posso ter em cada programa do curso?


Você pode ter até 25% de faltas da carga horária do curso.




Caso eu tenha mais de 25% de faltas do conteúdo programático, eu perco o curso?


Não. Obrigatoriamente, você terá que refazer o módulo e completar o mínimo da carga horária do seu programa no próximo semestre para receber o certifiicado do curso.




Caso eu falte alguma aula ou módulo, tem como fazer a reposição das aulas perdidas?


Sim. Você tem a opção de fazer a reposição do módulo perdido em outra cidade do nosso roteiro caso o curso esteja acontecendo em outra cidade ou aguardar a realização do módulo perdido no próximo semestre no seu local de matrícula. A reposição do módulo perdido não gera nenhum custo adicional para o aluno.




Qual o horário das aulas nos fins de semana?


No Sábado: 1ª aula: 08:00 às 10:00 2ª aula: 10:15 às 12:00 3ª aula: 13:00 às 15:00 4ª aula: 15:15 às 17:00 No Domingo: 5ª aula: 08:00 às 10:00 6ª aula: 10:15 às 12:00




Qual a freqüência mínima exigida em cada curso?


A freqüência mínima de qualquer curso é de 75%.




Posso fazer o meu curso em outro horário durante a semana?


Não. Todos os nossos cursos seguem um formato modular com 12 horas de aula e foram formatados nos moldes de cursos intensivos para aulas em fins de semana.





Financeiro

Caso eu falte alguma aula ou módulo, eu tenho que pagar a mensalidade do curso?


Sim. O curso tem o mesmo valor para todos os alunos.




Caso eu esteja inadimplente posso continuar assistindo as aulas do curso?


Não. Cada módulo é pré-requisito do módulo seguinte. Por exemplo, no caso de inadimplência do módulo 2, você não poderá ter acesso as aulas do módulo 3.




Como faço para cancelar a minha matrícula e solicitar o estorno do valor pago?


Basta entrar em contato conosco por e-mail ou telefone informando o seu banco, agência e conta para o estorno. Do valor devolvido será descontado R$​6​,00 do total pago referente a despesas bancárias. A sua solicitação para cancelamento de matrícula somente será aceita até cinco (05) dias úteis antes da data de início do curso. ​ ​​Após​ ​esta data​, não​ haverá devolução​ (estorno de matrícula​).




Como efetuo o pagamento da minha mensalidade?


Você receberá por e-mail o boleto bancário referente à sua mensalidade podendo efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, em casas lotéricas ou pelo seu internet banking.




Não recebi o boleto de cobrança este mês, como devo proceder?


Entre em contato conosco para providenciarmos uma segunda via. Nesses casos a data de vencimento será mantida.




Em quantos dias após a quitação do boleto bancário eu recebo a confirmação do meu pagamento?


A confirmação do seu pagamento ocorrerá após recebermos a informação de quitação da mensalidade pelo sistema bancário, que ocorre no prazo de três (03) dias úteis após o pagamento. Assim que confirmarmos o seu crédito, você receberá uma notificação via e-mail.




Efetuei o pagamento da minha mensalidade a mais de três (03) dias e não recebi a confirmação de pagamento. Como devo proceder?


É necessário que você entre em contato conosco para verificarmos no sistema o que pode ter acontecido. Normalmente quando isso ocorre, o seu correio eletrônico encontra-se lotado, impedindo o recebimento do e-mail de confirmação.





Pós-Graduação

Quantas faltas eu posso ter na pós-graduação?


25% de faltas. A lei exige que você tenha 75% de presença. Verifique o número de horas presenciais do seu curso e calcule a quantidade de faltas que você pode ter.




Faltei um módulo da minha pós-graduação. Como faço para recuperar esta aula?


Você poderá assistir esta aula em outra cidade do nosso roteiro caso o curso esteja ocorrendo em outra cidade, caso contrário, você ficará com falta neste módulo.




Nos cursos de pós-graduação tem algum período de recesso de aulas?


Não. Nos cursos de pós-graduação adotamos um formato de módulos intensivos de aula, com periodicidade mensal, por esse motivo, não adotamos período de recesso. Verifique as datas dos nossos encontros acessando o link “Calendário de Aulas” no nosso site.




Estou no último ano da minha graduação. Posso me matricular em cursos de pós-graduação?


Não. No primeiro módulo do curso será necessário que você apresente cópias autenticadas dos documentos que comprovam que você possui graduação superior em alguma área de formação que o curso é direcionado.




É o CENTRE que emite os certificados de pós-graduação?


Não. A emissão dos certificados fica por conta das nossas instituições parceiras. O CENTRE não é uma Instituição de Ensino Superior, nós fazemos parcerias com instituições reconhecidas de Ensino Superior para a certificação dos nossos alunos de pós-graduação. A parte que cabe ao CENTRE nessas parcerias é a divulgação, gestão e coordenação do curso.




Qual a duração dos cursos de pós-graduação?


Os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração de 18 meses e carga horária mínima de 360 horas de aula.




As aulas dos cursos de pós-graduação são presenciais ou à distância?


Os cursos de pós-graduação lato sensu são 100% presenciais.




Onde são ministradas as aulas da pós-graduação?


O CENTRE possui parcerias com Instituições nas localidades onde atua. Dependendo das necessidades do curso, eventualmente as aulas poderão ocorrer em auditórios de eventos educacionais. Acesse o link “Cidades Atendidas” e confirme o endereço do local das aulas nas cidades que atendemos.




É obrigatório a realização de TCC ao final do curso?


Sim. É exigência para todos os cursos de Pós-Graduação a realização de TCC, podendo ser monografia ou artigo científico.




Os cursos de pós-graduação dão direito à habilitação no Ensino Fundamental e Médio?


Não. O curso de especialização visa apenas qualificar o profissional. A habilitação deve ser obtida através de cursos de graduação específicos.




Já possuo uma pós-graduação. Posso fazer equivalência de disciplina?


Sim. Você pode fazer equivalência de disciplinas, com exceção da disciplina de Metodologia Científica.




Pode ocorrer reprovação nos cursos de pós-graduação?


Sim. Motivos como: Número de faltas além do permitido, média abaixo de 7,0 e a não realização do TCC ou a entrega do mesmo fora do prazo estabelecido em contrato, leva a reprovação no curso.





Curso de Fitoterapia Clínica

Neste curso estudaremos somente Plantas Medicinais?


Não. Além das Plantas Medicinais, o curso foi elaborado com o objetivo de proporcionar informações e o conhecimento dos principais medicamentos fitoterápicos industrializados disponíveis no mercado farmacêutico Brasileiro.




Qual o motivo do curso ser formatado em quatro programas, Fitoterapia Clínica I, II, III e IV?


O motivo é proporcionar a facilidade na conclusão do curso ao profissional que por algum motivo necessite se ausentar do curso. Uma vez que o estudante já concluiu determinadas etapas, quando retomar os estudos conosco, dará continuidade a partir do último programa que foi concluído, facilitando assim, o processo de conclusão de toda a programação do curso.




O curso de Fitoterapia Clínica é oferecido na modalidade de Pós-graduação?


Não. Nosso curso é oferecido conforme a Lei nº 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional na modalidade de Cursos de Livre Oferta de Qualificação Profissional.




Os alunos matriculados no curso de Fitoterapia Clínica tem direito a Carteira de Estudante?


Não. Cursos na modalidade de Livre Oferta como o nosso, não tem direito aos benefícios da Carteira de Estudante.




Terei disciplinas específicas direcionadas a minha área de formação profissional?


O curso é voltado para atividades clínicas em saúde humana, com estudo de farmacologia aplicada a fitoterápicos, tratamentos, indicações, mecanismos de ação, contra indicação, eventos adversos, interações com medicamentos e alimentos, estudos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos aplicados em patologias dos sistemas: Digestório e hepatobiliar, nervoso, cardiovascular, respiratório, endócrino - metabólico, patologias urinárias, ginecológicas, obstétricas, pediatria, geriatria e gerontologia, patologias músculo esqueléticas, fitocosméticos na dermatologia, tratamentos externos (necrose de coagulação; ressecamento perilabial; eczemas; dermatites; abrasão por trauma), obesidade e disfunções associadas, patologias degenerativas e processos de deficiência orgânica, atenção básica a saúde, legislações e políticas públicas referentes ao uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, estudos de casos, estudo de modelos implantados no serviço público de saúde e critérios de seleção de espécies vegetais medicinais para utilização em serviços de fitoterapia. O nosso papel como gestores do curso é promover a formação inicial ou continuada tanto quanto a qualificação profissional dos estudantes, dentro de um modelo multiprofissional preconizado pelas Políticas Públicas Brasileiras dentre elas a PNPC – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e a PPNPMF - Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.




Terei aulas práticas de manipulação de fitoterápicos?


Não. O nosso curso tem como objetivo preparar o profissional para atividades clínicas ambulatoriais em Fitoterapia.




Estou no último ano da minha graduação, eu posso me matricular neste curso?


Sim. Será necessário que você apresente uma declaração da sua faculdade comprovando que a sua formação acadêmica está em andamento. Entretanto a entrega do seu certificado ficará condicionado à apresentação do histórico e diploma que comprove a conclusão do seu curso de graduação.




Para o Nutricionista, o certificado deste curso confere ao profissional o título de Especialista em Fitoterapia?


Não. O título de Especialista em Fitoterapia ao profissional Nutricionista é concedido pela Associação Brasileira de Nutrição - Asbran. Acesse o site da instituição para mais informações.




Para o Nutricionista, quais são as vantagens em fazer o curso de Fitoterapia Clínica do CENTRE?


O nosso curso vai possibilitar ao Nutricionista o desenvolvimento de suas competências e a qualificação necessária quanto ao processo de concessão de título de Especialista em Fitoterapia pela Asbran.




Para o Cirurgião-Dentista, o certificado deste curso garante ao profissional o exercício de atividades clínicas em fitoterapia?


Sim. Aos Odontólogos, o nosso curso será ofertado na modalidade (Habilitação) conforme resolução CFO-82/2008.




Certificados de Cursos de Livre Oferta servem como documento legal para comprovação de qualificação?


Sim! Todos os certificados do curso de Fitoterapia Clínica que emitimos são registrados em cartório, conferindo assim um caráter de legitimidade ao documento quanto à comprovação e a autenticidade das informações constantes no certificado.




O certificado emitido pelo CENTRE me garante o direito ao exercício profissional da Fitoterapia?


Todo e qualquer profissional tem o direito de ter acesso ao conhecimento, à informação, buscar o seu aprimoramento e a sua qualificação profissional. Entretanto, os limites legais do exercício profissional das profissões da área da saúde são definidos mediante resoluções de seus conselhos de classe. Cabe a cada profissional, se inteirar junto ao seu conselho sobre as prerrogativas legais quanto ao exercício da atividade clínica em fitoterapia na sua respectiva profissão.




Para o Profissional Farmacêutico, o certificado deste curso permite o exercício de atividades clínicas em fitoterapia?


Sim. É prerrogativa legal do profissional Farmacêutico o exercício da Fitoterapia como atribuição clínica, devendo ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente, nas melhores evidências científicas, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde vigentes. Este curso vem justamente atender as necessidades de conhecimentos e habilidades relacionados ao exercício da fitoterapia clínica pelo Farmacêutico.




Qual o motivo do curso ser ofertado somente a sete categorias profissionais?


Adotamos os seguintes critérios para a criação, elaboração e formatação do curso e a definição do público ao qual ele se destina. “Decidimos por formatar um curso voltado para profissões legalmente reconhecidas, ligadas à saúde humana, que regulamentaram o uso da Fitoterapia como parte integrante das Praticas Integrativas e Complementares de Saúde conforme a PNPIC - Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e que contemplam na matriz curricular de seus cursos a disciplina de farmacologia”. Conforme os critérios acima, decidimos por restringir o curso a Biomédicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas e Odontólogos.





Este website é administrado pelo CENTRE ®
Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.