Qualificação Profissional

Curso de Fitoterapia Clínica II/IV

 

Modalidade: Qualificação Profissional

Duração: 03 meses    Carga Horária: 60h/a    Vagas: 20
Periodicidade: Um fim de semana por mês
Pré-requisito: Curso de Fitoterapia Clínica I     acesse

Público: Profissionais das áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e estudantes cursando o último ano de graduação dessas respectivas áreas.

Tire suas dúvidas! Acesse: Perguntas Frequentes

Definição
A palavra Fitoterapia origina-se do grego - (Therapeia) Tratamento (Phyton) Vegetal, ou ainda “A terapêutica das doenças através das plantas”. A Fitoterapia é um sistema terapêutico que consiste no tratamento das doenças em pessoas e animais através do uso de ervas medicinais sob diversas formas, tais como chás, banhos, compressas, óleos, extratos, tinturas, inalações etc. Já tem de longa data garantida a sua inserção científica.

 

Histórico
Em 2006 houve a aprovação, de duas políticas nacionais públicas: a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que inclui, no Sistema Único de Saúde (SUS), a Fitoterapia, a Homeopatia e a Acupuntura; e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), aprovada, por meio do Decreto Presidencial número 5813, que são um estímulo à produção e utilização de Fitoterápicos. Este curso vem atender a demanda de capacitação profissional dentro do tema.

 

Mercado de Trabalho
É crucial nos dias de hoje para o profissional da área de saúde a constante atualização e diversificação dentro da sua área de formação acadêmica. Uma especialização na área de Fitoterapia Clinica amplia a possibilidade de desenvolvimento de diversas aplicações clínicas dentro das suas respectivas áreas, criando um diferencial no currículo do profissional e a possibilidade de ampliação do seu mercado de trabalho.

Objetivo Geral
O curso é organizado nos termos da Resolução CES-01/2001 do Conselho Nacional de Educação e tem como objetivo principal colocar à disposição do mercado de trabalho, profissionais sérios e qualificados ao preenchimento de vagas criadas pelo crescente desenvolvimento da Fitoterapia Científica, conforme a “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)” e a “Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF)”.

 

Objetivos específicos
a) Qualificar profissionais para exercerem atividades que requerem conhecimentos a respeito de plantas medicinais, de forma a prepará-los dentro das exigências modernas do mercado de trabalho no que se refere à Fitoterapia Clínica;
b) Dar aos profissionais o embasamento científico para o trabalho com plantas medicinais dentro de suas respectivas áreas de formação acadêmica;
c) Proporcionar uma visão ampla de todos os processos que envolvem a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos para que o profissional capacitado tenha uma maior qualidade no seu trabalho, diminuindo riscos de má utilização, intoxicação e interações prejudiciais à saúde;
d) Oferecer informações científicas e atualizadas sobre as principais plantas medicinais e os principais extratos secos usados atualmente.

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: aproveitamento de no mínimo 70% (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

 

Certificado

O aluno receberá ao final do curso certificado (em formato PDF) de "Fitoterapia Prática I" emitido pelo CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.

 

Horários das aulas

Sábado: De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Domingo: De 08:00 às 12:00

Corpo Docente

Profª. Ellen Tanus RangelPós-Dra. (*)     CV
Prof. Luis Carlos MarquesDr.     CV     
Prof. Nilton Luz Netto Junior - Me.     CV
Profª. Paula Melo Martins - Pós-Dra. (*)     CV


Me./Ma. = Mestre / Mestra

Dr./Dra. = Doutor / Doutora
Pós-Dr./Pós-Dra. = Pós-Doutor / Pós-Doutora
(*) = Em Curso

 

Conteúdo Programático (Fitoterapia Clínica II/IV)

 

Módulo 1 - (Jul./2018) datas
Fitoterapia Aplicada - 1
Tratamento, indicação, mecanismos de ação, contra Indicação, eventos adversos, interações com medicamentos e alimentos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos utilizados em:

  • Patologias do Sistema Digestório e Hepatobiliar

 

Módulo 2 - (Ago./2018) datas
Fitoterapia Aplicada - 2
Tratamento, indicação, mecanismos de ação, contra Indicação, eventos adversos, interações com medicamentos e alimentos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos utilizados em:

  • Patologias do Sistema Nervoso e Cardiovascular

 

Módulo 3 - (Set./2018) datas
Fitoterapia Aplicada - 3
Tratamento, indicação, mecanismos de ação, contra Indicação, eventos adversos, interações com medicamentos e alimentos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos utilizados em:

  • Patologias do Sistema Respiratório

Curso de Fitoterapia Clínica II/IV

Este website é administrado pelo CENTRE ®
Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.