Oficinas de Saúde Integral

Uso e Conservação de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

 

Modalidade: Educação em Saúde

Duração: 12h/a     Vagas: 20     Público: Interessados

Docente: Prof. Me. Nilton Luz Netto júnior     CV

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciências da Saúde - área de concentração de produtos naturais - pela Universidade de Brasília. Possui experiência de 25 anos na gestão de Farmácia Viva junto a Unidade Pública de Saúde.

Definição de Educação em Saúde

A educação em saúde visa o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos indivíduos pelas decisões diárias que envolvem o seu cuidado com a saúde (empoderamento). Não pode ser entendida como imposição de um saber técnico-científico transmitido de forma vertical pelo profissional da saúde. Nesta perspectiva, educar em saúde não é somente transmitir informações, mas envolve também a transformação de saberes e práticas existentes. A educação em saúde está relacionada ao desenvolvimento de responsabilidade nas pessoas por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertence, além de possibilitar a participação ativa na vida comunitária (FRADE, 2006).

Conceito de Saúde Integral

A Saúde Integral pode ser compreendida como um bem-estar biopsicossocial-espiritual-ecológico, ou seja: bem estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental). Todos esses aspectos influenciam uns aos outros e quanto mais equilibrados estiverem mais saudável estará a pessoa.

 

Objetivo Principal da Oficina

A oficina de Uso e Conservação de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares tem como objetivo oferecer aos participantes informações sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares e suas ações no organismo, bem como conhecimento sobre as principais plantas carminativas, antieméticas, laxativas, digestivas e tóxicas com o objetivo de uma melhor qualidade de vida e bem estar aos participantes.

 

Certificação

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: aproveitamento de no mínimo 70% (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária.

Certificado

O aluno receberá após a conclusão do curso certificado (em formato PDF) de "Educação em Saúde: Plantas medicinais, aromáticas e condimentares" emitido pelo CENTRE – Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.

 

Horários das aulas

Sábado: De 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Domingo: De 08:00 às 12:00

Conteúdo Programático

  • Evolução das plantas medicinais;

  • Plantas medicinais que podem ser cultivadas em quintais;

  • Plantas medicinais que podem ser cultivadas em casas ou apartamentos;

  • Alguns perigos dos chás;

  • Colheita, secagem e estocagem de plantas medicinais;

  • Os principais cuidados no uso das plantas medicinais;

  • Qual a hora certa para tomar um chá;

  • Técnicas de preparo de algumas formas farmacêuticas;

  • Chá (Infusão, decocção e maceração);

  • Cataplasma;

  • Unguento;

  • Vinhos medicinais;

  • Principais plantas tóxicas

Uso e Conservação de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares

Este website é administrado pelo CENTRE ®
Centro de Ensino e Treinamento Especializado Ltda.